O projeto teve como objetivo a digitalização e publicação do acervo Maracá, que reúne milhares de registros audiovisuais de tradições populares de quinze estados brasileiros, realizados pela musicista e pesquisadora Renata Amaral desde 1991. Alguns desses registros já deram origem a dezenas de publicações – 27 CDs, 10 documentários, 2 livros e diversos artigos, tendo recebido diversos prêmios como Rodrigo Melo Franco de Andrade, Interações Estéticas, Prêmio da Música Brasileira, Rumos Itaú, FUNARTE e outros. Acervo Maracá é resultado de mais de 20 anos de convivência intensiva e apaixonada com nossas culturas tradicionais, seus mestres e artistas.

Registros do Ciclo Junino de São Luís, zona rural e Baixada Maranhense, de 1999 a 2016; do carnaval pernambucano, Recife e Zona da Mata de 1997 a 2014, de comunidades Guarani de SP desde 1991, da Festa de São Benedito de Aparecida (SP) desde 1998, da Casa Fanti Ashanti e seu calendário imenso desde 1999 e de dezenas de grandes guardiões de nossa cultura que já nos deixaram podem ser ouvidos nas páginas do acervo. Em muitos desses momentos, tive a parceria de amigos como André Magalhães, Lincoln Antonio, Marquinhos Mendonça, Marcelo Pretto, Jandir Gonçalves, a Barca e a família Menezes, a quem agradeço dividir comigo o encantamento inesgotável dessas melodias.

Também é parte desse projeto o CD Tenda São José, da Coleção Acervo Maracá, que reúne registros realizados entre 1999 e 2003 nessa casa afro religiosa de Pirapemas (MA) que traz um repertório lindíssimo de cantigas e pode ser ouvido aqui.

Você pode acompanhar novas publicações e materiais inseridos nesse site e pela nossa página Maracá Cultura Brasileira.

Renata_filtro-260x260

RENATA AMARAL

* pesquisa, fotos, vídeos e textos *

Formada em Composição e Regência e pós graduanda em Performance Musical pela UNESP, Renata se apresenta em todo o Brasil e Europa com seus grupos A Barca,Ponto br, Sebastião Biano e Terno, além de Orquestra Popular do Recife, Tião Carvalho, e outros. Pesquisadora e contrabaixista, desde 1991 reúne um dos mais significativos acervos de tradições populares brasileiras, o Acervo Maracá, tendo produzido mais de 30 CDs e 13 documentários de gêneros tradicionais que receberam alguns dos mais importantes prêmios de cultura do pais, como o Rodrigo Melo Franco de Andrade, do IPHAN (2012 e 2017), Rumos, do Itaú Cultural, 23o Prémio da Musica Brasileira, Troféu Guarnicê, Prémio Cláudia, etc. Renata recebeu também, por duas vezes, o prêmio Interações Estéticas da Funarte, realizando residências artísticas no Maranhão e no Benin que resultaram em livro, espetáculos e exibições.

aline_filtro

ALINE FERNANDES

* produção executiva *

Trabalha com produção cultural desde 2012. Junto à Maracá realiza projetos de pesquisa e produção artística com grupos como Ponto Br, Pedra da Memória e a Barca. Além disso,  atua independente com artistas como Lia de Itamaracá, Ana Maria Carvalho e Grupo Cupuaçu, sempre tendo a cultura tradicional como principal fio condutor de seus trabalhos.

ana_filtro

ANA CAROLINE BITTENCOURT

* digitalização e organização *

É graduada em Audiovisual desde 2010. Trabalhou com pesquisa e produção em cineclubes em São Carlos – SP e assistência de produção em mostras de cinema em Brasília – DF. Esteve por mais de um ano junto à Maracá, envolvida no processo de organização e digitalização dos arquivos de som e imagem.

paula

PAULA K.

* designer e desenvolvedora *

Designer de conteúdo e desenvolvedora web graduada em Comunicação com habilitação em Editoração pela ECA-USP, estuda especialização em Desenvolvimento de Aplicações Web na PUC Minas. Responsável pelo desenvolvimento e webdesign do Acervo Maracá.