GêneroDança do caroço
LocalMaranhão, Tutóia

SOBRE

Elza Sousa Mendes nascida em Dendê próximo a Tutóia Velha no dia 15 de novembro de 1935, filha do Sr. Bernardo Agostinho Mendes e de D. Dilmira Sousa Mendes. Conhecida como a “Rainha do Caroço”, apesar de sua saúde debilitada, sempre parecia bem humorada.

Ela fazia demonstrações da dança com o ato de exibição e cantando com seu jeitinho bem animado. Talvez D. Elza tenha sido escolhida como Rainha do Caroço por ser desinibida e ter uma voz afinada.

Foi a partir daí que a Brincadeira do Caroço passou a ser chamada de grupo, não mais brincadeira espontaneamente, como era antes dançada nos terreiros de suas casas e em frente às igrejas.

D. Elza ganhou fama por meio do Caroço, ajudando e contribuindo com a divulgação do município de Tutóia. Chegou a se apresentar para celebridades, como para a atriz Regina Duarte em uma visita à Tutóia e também participou do Programa Brasil Legal da apresentadora Regina Casé da Rede Globo. Animou muitas festas na cidade de Tutóia e também na Capital, São Luís.

D. Elza falava de sua musicalidade, que não tinha uma regra a ser seguida. Suas músicas são temáticas e muito contagiantes.

Atualmente existem outros grupos que foram criados por influência dela e que têm a missão de dar continuidade à cultura da Dança do Caroço no Município de Tutóia.

No dia 19 de novembro de 2013, D. Elza Sousa Mendes faleceu  aos 78 anos.

 

Dança do Caroço

De origem indígena, a dança do Caroço se concentra na região do Delta do Parnaíba, principalmente no município de Tutóia. É executada por brincantes de qualquer sexo ou idade. As toadas improvisadas são tiradas pelos cantadores com o acompanhamento dos brincantes que respondem com o refrão, acompanhados de instrumentos como caixas (tambores), cuíca e cabaça. Com roupas simples e livres, os componentes dançam isolados formando uma roda ou cordão. As mulheres trajam-se com vestidos de corpo baixo, na cor branca, com gola redonda e mangas com quatro folhos pequenos do mesmo tecido da saia, que deve ser estampada, franzida e curta, com três folhos. A dança é realizada geralmente durante os festejos juninos.

 

Fontes:

Danças Populares do Maranhão
Biografia de D. Elza do Caroço

FOTOS

Caroço de Dona Elza – Junho/2005
Caroço de Dona Elza – Junho/1999

 

VÍDEOS

Dança do Caroço de Dona Elza – 23/junho/2005

Veja também

Maranhão
Bumba Boi de Zabumba
Guaratinguetá
Candomblé