Os podcasts do Acervo Maracá trazem entrevistas realizadas com mestres e artistas de comunidades tradicionais, muitas registradas ao longo de diversos anos, editadas a partir de um recorte ou tema recorrente em suas narrativas, aproximando esse encontro digital da oralidade que revela suas artes e saberes.
Confira os episódios:
Nesse podcast, a matriarca da Família Menezes, Anunciação de Maria, nos conta sua história no Tambor de Mina e nos festejos do Divino, em sua musicalidade diversa e exuberante.
Esse podcast traz um pouco do encontro do Povo Fulni-ô, de Águas Belas, em Pernambuco, com o coletivo Ponto br, formado por Mestres de Tradição popular como Mestre Ribinha de Maracanã, Dona Zezé Menezes e Mestre Walter França e artistas urbanos de São Paulo, Pernambuco, Maranhão e Suíça.
Nesse podcast, o Mestre do Maracatu Raízes de África nos conta sua trajetória no Maracatu Nação, no Samba e a herança musical de sua família.
Nesse podcast a voz pássaro de Mestra Luizinha se reúne ao tambor treme terra de Mestre Manoel Batazeiro para contar sua trajetória na Tenda São José, em pirapemas, MA.
Nesse podcast, a Onontochê do Kwe Mina Odan Axé Bôssu Da Hô nos conta sua trajetória e seu convívio com Pai Francelino de Xapanã, o Pioneiro do Tambor de Mina no Sudeste.
O Acervo Maracá reúne milhares de registros audiovisuais de tradições populares recolhidos desde 1991 em mais de 100 comunidades de 56 municípios, em 15 estados brasileiros. Nesse podcast, a musicista e pesquisadora Renata Amaral nos apresenta um pouco dessa trajetória.
Nesse podcast, Pai Euclides Talabyan, babalorixá e fundador da Casa Fanti Ashanti falecido em 2015, fala sobre as relações entre arte e religião, criação, tradição oral e ancestralidade.
Pai Euclides Talabyan, babalorixá e fundador da Casa Fanti Ashanti falecido em 2015, fala nesse podcast sobre a relação do Tambor de Mina com a natureza, e o surpreendente amálgama ancestral da Encantaria maranhense.
Nesse podcast, Tata Mona Guiamazy, sacerdote chefe do Lunzó Redandá, terreiro de candomblé Angola de Cipó Guaçu, em São Paulo, relembra sua trajetória e reflete sobre arte, fé, tradição e ancestralidade.
Um dos maiores cantadores de Bumba Boi de todos os tempos, Mestre Humberto de Maracanã viveu muitas vidas numa só. Nesse podcast se revela o líder firme e generoso, o político que enxerga como poucos sua comunidade e seus desejos, e o entendimento precioso de como a arte conduz uma sociedade em constante transformação.