Playlists

Artistas e pesquisadores que trazem em seu trabalho criativo o diálogo com nossas tradições populares, viajam pelo Acervo Maracá selecionando e comentando registros especiais por sua beleza, raridade ou representatividade, convidando o público a uma escuta afetiva e atenta. Os convidados dessa primeira edição são os artistas Juçara Marçal, Siba e Renata Mattar, o pesquisador Rafael Galante e Renata Amaral, criadora do acervo.

SELEÇÃO

Sandra X

Minha relação com o universo da música tradicional veio pela amizade de Renata Amaral. Em 1997, quando pensava em fazer uma carreira solo (que não aconteceu na época), ela e Lincoln Antonio me apresentaram o coco Tamanquero, recolhido por Mário de Andrade, para compor o repertório do show, e eu fiquei maravilhada com a música.

Depois disso enveredamos na Barca, tempo fértil e transformador, cheio de viagens e descobertas. Após uns bons anos eu continuei minhas derivas em outras escutas e produções.

Mas o que sempre e ininterruptamente continuei a ouvir e cantar foram as cantigas da casa Fanti-Ashanti e da Tenda São José, do Maranhão, comunidades mães para mim! Presença constante, candomblé, tambor de mina raiz nagô, na virada pra mata, baião de princesas, cantos de caboclos...
E, agora, ao me demorar mais no acervo Maracá, não tardei a perceber que minhas escolhas pairariam nesse tema: Terreiros do Maranhão. Conheci muitas coisas que ainda não tinha ouvido, de gravações que Renata fazia, naqueles anos iniciais da Barca, estendendo as viagens, voltando mais vezes aos lugares em grupos menores ou sozinha. Boa escuta!, que possa ser tão fascinante quanto foi pra mim.