Playlists

Artistas e pesquisadores que trazem em seu trabalho criativo o diálogo com nossas tradições populares, viajam pelo Acervo Maracá selecionando e comentando registros especiais por sua beleza, raridade ou representatividade, convidando o público a uma escuta afetiva e atenta. Os convidados dessa primeira edição são os artistas Juçara Marçal, Siba e Renata Mattar, o pesquisador Rafael Galante e Renata Amaral, criadora do acervo.

SELEÇÃO

JUÇARA MARÇAL

"Quando Renata me convidou para fazer uma playlist com material do Acervo Maracá, não tinha ideia da viagem que iria empreender. Viagem ao passado, viagem a lugares e pessoas… de repente me vi transportada para um sem-número de cenas cotidianas e celebrações, vivendo de novo (ou pela primeira vez) aquela festa, aquele encontro… viagem nos sons de vozes espetaculares, únicas, que me marcaram profundamente. E ainda marcam.

Cada novo arquivo, uma surpresa. Se eu tinha um roteiro estabelecido, ele foi se moldando, se modificando, à medida que achava (ou não achava!) o som daquele áudio quase secreto na infinidade de material recolhido pela Renata, essa pesquisadora exemplar! Registros de dezenas de estados brasileiros, e de cada estado, uma diversidade enorme de cantigas, ritos, festejos, falas.

Segui então o coração e os ouvidos pra fazer essa lista de cerca de 25 registros: a maioria deles do Maranhão, com muitas cantigas do Baião de Princesas, festa tão querida da Casa Fanti-Ashanti, além de alguns registros de pontos do Tambor de Mina, de Cura, um boi do Mestre Eliésio. De Pernambuco, a voz inigualável de Biu Roque, chamando pela resposta da atenta pareia (!), e um momento belíssimo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis-MG na festa de S.Benedito em Aparecida do Norte-SP. Ouvi-los me transportou integralmente pra essa festa tão esplendorosa que acontece todo fim de semana imediatamente após a Páscoa."

"Usei como crivo na escolha das músicas alguma familiaridade que a canção trazia, ou a voz, ou o encantamento com a melodia, o toque dos tambores, o coro… por vezes, simplesmente escolher pelo gingado da cantiga, a singeleza ou malícia na letra… muitos foram os critérios, assim como foram muitas as viagens. Espero que quem escutar possa ser transportado também."