Playlists

Artistas e pesquisadores que trazem em seu trabalho criativo o diálogo com nossas tradições populares, viajam pelo Acervo Maracá selecionando e comentando registros especiais por sua beleza, raridade ou representatividade, convidando o público a uma escuta afetiva e atenta. Os convidados dessa primeira edição são os artistas Juçara Marçal, Siba e Renata Mattar, o pesquisador Rafael Galante e Renata Amaral, criadora do acervo.

SELEÇÃO

RAFAEL GALANTE

"Quando Renata Amaral gentilmente me convidou para produzir uma playlist a partir dos arquivos de áudio existentes no Acervo Maracá fiquei muito honrado, mas confesso que não imaginava o tamanho do desafio que estava por vir e nem o quanto eu seria impactado por essa imersão no seu maravilhoso acervo. Considero agora o Acervo Maracá um dos principais repositórios audiovisuais de musicalidades tradicionais brasileiras, não só pela extensão geográfica e cultural dos seus registros, mas também pelo fato da a maior parte dos registros terem sido produzidos por Renata e seus parceiros entre 1990 e 2010, documentando uma geração de mestres, hoje infelizmente em sua maioria falecidos, que foram personagens fundamentais na manutenção de suas respectivas tradições afro-brasileiras ao longo do século XX. O acervo também inclui registros do patrimônio cultural de alguns povos indígenas brasileiros e das várias viagens de Renata à República do Benin. Por isso não tenho pretensão que a seleção de registros que realizei para essa playlist vá esgotar, classificar ou resumir a extensão dos registros sonoros mantidos pelo Acervo Maracá."
"Meu intuito foi apenas o de destacar dentre os registros mantidos e ainda não amplamente divulgados pelo próprio Acervo Maracá, os registros de musicalidades religiosas afro-brasileiras que acredito mereçam ampla divulgação por sua importância cultural definitiva para o país e para toda a diáspora africana. "