Boi da Floresta de Mestre Apolônio

GêneroBumba Boi de Baixada
LocalMaranhão, São Luís

SOBRE

Mestre Apolônio Melônio foi o fundador da Turma de São João Batista, mas conhecido como Boi da Floresta ou Boi de Apolônio, criado por ele em 12 de março de 1972, com a ajuda do padre italiano Giovanni Gallo Pároco, que emprestou a ele CR$ 400,00 (quatrocentos cruzeiros) para arcar com os custos do grupo. O boi nasceu na Floresta, bairro da periferia de São Luís do Maranhão.

Antônio Melônio, irmão de Apolônio, trabalhava com o mestre na confecção dos chapéus de pena de ema, vestimenta característica dos Bumba Bois do sotaque de Baixada, assim como o personagem cazumbá e um ritmo mais cadenciado e lento. Os Bois da região da baixada maranhense, entre elas a localidade de São João Batista, onde nasceu mestre Apolônio, se estabeleceram na capital São Luís com características diferenciadas dos Bois do sotaque da baixada que permanecem no interior, como os que podem ser vistos no encontro de Matinha.

O Boi da Floresta é referência na tradição do bumba boi e também no universo da cultura popular maranhense. Mestre Apolônio foi dos brincantes mais antigos e atuantes na tradição do Bumba Boi, participando da fundação de outros grupos inclusive. O boi de Apolônio realiza um trabalho de formação com crianças e adolescentes valorizando os saberes do bumba boi.  A comunidade tem acesso a oficinas de bordado, dança, confecção de careta de cazumbá, chapéus e instrumentos de percussão. A região em que se encontra a sede sofre com a violência urbana e a carência de políticas públicas.

Mestre Apolônio faleceu em 2015 aos 96 anos.

Assista ao encontro de Mestre Apolônio com dois outros grandes mestres da Tradição popular maranhense: Pai Euclides e Humberto de Maracanã, no curta documentário “Três Pedras“.

 

Fonte:

Bumba Meu Boi da Floresta do Mestre Apolônio

VÍDEOS

Boi da Floresta de Mestre Apolônio – 29/junho/2018

Boi da Floresta de Mestre Apolônio – Morte do Boi – 01/agosto/2010

Boi da Floresta de Mestre Apolônio – 01/agosto/2010

Boi da Floresta de Mestre Apolônio – 27/junho/2005

Boi da Floresta de Mestre Apolônio – Ceprama – 25/junho/2004

Veja também

Maranhão
Bumba Boi de Zabumba
Cururupu
Bumba Boi de Costa de Mão