GêneroJongo
LocalRio de Janeiro, Rio de Janeiro

SOBRE

Marina Leite Adelina, conhecida como Tia Marina, nasceu em 1920 em Conservatória, distrito de Valença/RJ, mas viveu por mais de 70 anos em Barra do Piraí, onde fundou o Caxambu da Tia Marina. Ela foi a jongueira mulher mais velha da região e, mesmo tendo partido em 2013 aos 93 anos, seu nome ainda representa muito para o jongo e seu grupo continua sendo conhecido e respeitado na cidade, tendo circulado por locais como São Paulo, Vassouras e Volta Redonda.

Seus pontos de jongo são reconhecidos pela poesia e memórias, mais pelo lado emotivo de suas recordações do que pelo registro de fatos e datas históricas. A roda oficial do grupo ocorre no dia 31 de maio em comemoração ao aniversário da Tia Marina, matriarca de uma família de 13 filhos, 17 netos e 16 bisnetos. Para eles, ela gostava de cantar: ‘Eu joguei a prata n’água/ Ela boiou e foi ao fundo/ Eu jurei e fui buscar/ Meu caxambu no fim do mundo.

O Caxambu da Tia Marina foi assumido por Rosângela Santos, liderança jovem e filha de Tia Marina. O grupo segue as tradições da matriarca, promovendo festas no bairro da Boa Sorte, periferia de Barra do Piraí/RJ. Desenvolvem projetos e ações em parceria com a Associação de Moradores e com a escola de samba do bairro, na qual Tia Marina foi chefe da ala de baianas.

 

Fontes:

Tia Marina
Oliveira, Luana da Silva; Memórias de Patrimônio Familiar: um estudo de caso sobre o jongo/caxambu

ÁUDIOS

Caxambu da Tia Marina no 7º Encontro de Jongo de Pinheiral (RJ) – Janeiro / 2002

 

 

Veja também