Quilombo Santa Rosa dos Pretos

GêneroNo data
LocalItapecuru Mirim, Maranhão

SOBRE

A comunidade quilombola Santa Rosa dos Pretos (também conhecida como Santa Rosa do Barão) está localizada no município maranhense de Itapecuru-Mirim. O acesso ao território se faz partindo da sede do município pela BR-222 até o entroncamento com a BR-135 e, nesta, no sentido São Luís, percorrem-se 6 quilômetros. Pode-se também partir de São Luís, que está distante cerca de 100 quilômetros. Todos na região conhecem a história segundo a qual as terras de Santa Rosa foram deixadas por um barão aos seus pretos, para estes criarem filhos e netos, não podendo nunca ser vendidas, doadas ou dadas a pagamento. Até hoje, filhos, netos e todos os descendentes dos herdeiros continuam vivendo e produzindo nessas terras e lutam para mantê-las sem cercas há décadas

Por suas características mais notáveis, como a coesão, a pluralidade e a qualidade de suas manifestações culturais, a comunidade de Santa Rosa dos Pretos é uma espécie de referência ao se tratar de comunidades remanescentes de quilombos em termos regionais e nacionais.

O território da comunidade quilombola é composto por 600 famílias que têm como principal ocupação a agricultura e a pesca. Segundo registros orais as terras de Santa Rosa foram deixadas por um senhor de escravos para estes, abrigando inicialmente 7 famílias que deixaram seus descendentes e deram origem o território quilombola. Os vários povoados que compõem o quilombo preservam diversas manifestações culturais como a Festa do Divino Espírito Santo, o tambor de crioula e o terecô de caixa.

 

Fontes:

Lucchesi, Fernanda; Quilombo Santa Rosa dos Pretos
Justiça nos Trilhos

FOTOS

Preparação da farinha de mandioca – 08/julho/2010
Quilombo – 14/junho/2010

Veja também